Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dez casos mais curiosos de perda e de recuperação de dados (Informática)

Por Kadu



10 - No ar, literalmente: Funcionários de uma companhia global de telecomunicações trabalhavam em Mônaco dentro de um helicóptero e deixaram o laptop cair para fora da aeronave. A Ontrack conseguiu recuperar arquivos vitais que estavam na máquina e os enviou via servidor de FTP para uma reunião em Hong Kong no dia seguinte.

9 - Lavando dados: Num vôo de Londres a Varsóvia, um passageiro colocou na mesma bolsa seu laptop e os artigos de higiene pessoal. Infelizmente, o xampu vazou e "melou" tudo que havia na bolsa, inclusive o laptop, e o HD falhou. Para recuperar todos os dados, os engenheiros da Ontrack tiveram que fazer uma "lavagem" no equipamento - limparam o disco rígido e outros componentes, para colocar o drive em funcionamento.

8 - Sem graça:
O famoso comediante britânico Dom Joly, apresentador e co-criador do programa Trigger Happy TV, derrubou seu laptop e danificou o disco que guardava 5 mil fotos, 6 mil músicas, metade de um livro que ele estava escrevendo e todas as colunas antigas que ele escrevera para um jornal. A Ontrack ficou sabendo da história lendo uma coluna escrita por Joly, entrou em contato com ele e conseguiu recuperar tudo.

7 - Resgatando a pesquisa: Uma prestigiada universidade britânica sofreu uma perda catastrófica de dados depois de um incêndio no departamento de ciência da computação em uma manhã num final de semana. O fogo, a fumaça e (depois) a água utilizada pelos bombeiros para apagar o incêndio danificaram seriamente os computadores. A Ontrack foi chamada e conseguiu resgatar os 30 micros e recuperar mais de um terabyte de dados.

6 - Cuidado com a banana: Um cliente deixou uma banana velha em cima do seu disco rígido externo que estava em operação e o resultado foi que o conteúdo da banana foi parar dentro do drive, arruinando os circuitos. O drive poderia não funcionar mais, mas a Ontrack conseguiu limpá-lo e reparar a placa de circuito, assim o drive rodou tempo suficiente para se conseguir recuperar os dados. A banana, entretanto, não pôde ser recuperada.

5 - Atropelamentos: Isto acontece todo ano, mas as pessoas continuam a deixar computadores e discos rígidos no trajeto de veículos. Apenas em 2006, a Ontrack recuperou dados de um laptop atropelado em um aeroporto, e de diversoso HDs que estavam em uma mochila sobre a qual passou um caminhão.

4 - Dez vezes e nada: Um homem reformatou seu disco não apenas uma ou duas vezes, mas 10 vezes antes de perceber que havia informações valiosas que ele não poderia perder. Então recorreu à Ontrack que, em apenas uma tentativa, recuperou toda a informação.

3 - Procurando Nemo: Um cliente voltou das férias dos seus sonhos em Barbados para descobrir que não poderia acessar nenhuma das fotos subaquáticas que ele havia feito com sua nova câmera digital "à prova d'água". Parece que a câmera não era assim tão impermeável quanto apregoava a propaganda, então a Ontrack teve que resgatar todas as fotos de peixes tropicais.

2 - Drive rangendo pede óleo: Um professor universitário ouviu um rangido no drive do seu novo computador. Para resolver o irritante problema, ele abriu o case usou um spray de WD-40 (um lubrificante) no interior do drive. Ele teve sucesso em acabar com o ruído, mas acabou também com a capacidade de funcionamento do dispositivo. A Ontrack colocou o drive para funcionar novamente e conseguiu recuperar os dados.

1 - Meias:
Houve um caso em que, embora as circunstâncias da perda dos dados não tivessem nada de notável, o problema foi agravado porque o cliente resolveu enrolar o drive num par de meias velhas para enviá-lo à Ontrack. Obviamente as meias não funcionaram apropriadamente como proteção, e o dano resultante tornou a recuperação dos dados muito mais desafiadora do que normalmente seria. Mas foi um sucesso, também.


Fonte:

http://www.ontrackdatarecovery.com/
http://www.hdsystems.com.br/artigos/10-casos-mais-curiosos-de-perda-e-de-recuperacao-de-dados



Extraído de http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/dez-casos-mais-curiosos-de-perda-e-de-recuperacao-de-dados-informatica.html

HP deve lançar protótipo de seu computador do futuro em 2016

Por Kadu



A HP tem planos ambiciosos para um futuro não muito distante. A empresa desenvolve um novo tipo de computador, apelidado internamente com o título de “The Machine” (“A Máquina”, em tradução livre), que tem como objetivo usar um novo tipo de memória, o que permitiria driblar os limites da computação moderna.

Segundo o arquiteto-chefe do projeto, o modelo computacional em vigência tem sido um limitador. “Um modelo presente desde o início da computação tem se refletido em tudo desde então, e isso tem nos atrasado”, afirma Kirk Bresniker, um dos chefes de uma equipe de cerca de 150 pesquisadores nos laboratórios da HP.

Para atingir este objetivo de “revolucionar a computação”, a HP precisa dominar um novo tipo de componente chamado memristor, expressão que mistura as palavras “memória” e “transistor”, e que poderia alavancar a proposta de ter apenas um tipo de memória para armazenamento temporário e de longo prazo.

Para quem já tem conhecimento de computação, a explicação a seguir parece simplória, mas é desconhecida por muita gente. Hoje, para executar um programa, além ser necessário ter os arquivos em algum tipo de disco rígido, é preciso puxar as informações para a memória RAM, que é bem mais rápida, mas não pode guardar informações de forma densa ou armazená-las depois de a energia ser cortada.

Segundo a HP, com o uso do memristor, é possível economizar muita energia, já que os dados não precisam ficar transitando entre um tipo de memória e o outro. Além disso, a técnica prevê capacidade de armazenamento superior aos HDs de hoje, desempenho superior à memória RAM comum e a possibilidade de armazenar informações depois da interrupção de energia.

A HP espera ter um protótipo funcional da sua Máquina já em 2016, segundo Bresniker, mas espera que programadores e pesquisadores tenham contato com a tecnologia muito antes para ir se familiarizando. A equipe espera lançar um sistema operacional voltado para este tipo de computador já em 2015, chamado Linux++.

A princípio, a meta da HP é usar sua Máquina para competir com servidores que mantém redes corporativas e serviços de internet funcionando, como Google e Facebook. Contudo, alguns elementos de seu design devem ser aplicados em computadores menores no futuro.



Extraído de http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/hp-deve-lancar-prototipo-de-seu-computador-do-futuro-em-2016/45621

Qual é o melhor processador? AMD FX 8350 vs Intel Core I7 3770K

Por Kadu


Você sabe qual é o melhor processador de hoje em dia? AMD ou Intel? Qual é o melhor para jogos? Saiba as respostas neste artigo:


O melhor processador é aquele que processa com mais rapidez e eficiência todos os dados do seu computador, sabendo disso, você deve escolher a melhor opção de acordo com o desempenho do hardware.

A concorrência entre empresas de tecnologia é muito grande, temos como exemplo a Intel, que já está no ramo há muito tempo e a AMD, uma mais nova e que já dá dores de cabeça a sua concorrente, ainda mais quando esta lançou os seus mais novos processadores da linha FX. Em resposta, a Intel também lançou uma versão mais nova do processador Intel core I7.

De acordo com vários testes elaborados entre diversos processadores, os melhores são: AMD FX 8350 e Intel Core I7. Sabendo disso, qual é o melhor processador, AMD ou Intel?


Clock e HZ:

Antes de tudo, saiba primeiro que clock é a atividade exercidas pelo processador. É a distribuição e processamento de tarefas que um computador pode exercer. Quanto mais HZ (medida do clock), maior o poder de realização e rapidez de atividades que um determinado hardware pode fazer. 1000 Hz = 1 KHz. 1 milhão de Hz = 1 GHz.


Processador AMD FX 8350

Se você prefere gastar menos dinheiro, recomendamos o AMD FX 8150, que é um ótimos processador com um bom custo/benefício, assim como o FX 8350, que também não deixa de ser uma boa opção para aqueles que não querem gastar muito.

O FX 8350 é acompanhado por 8 núcleos de 4.0 GHz e chega a um clock de 4,2 GHz :o. Ele custa em torno de R$650,00. A AMD é conhecida justamente por seus ótimos preços, o que anima a todos os fanáticos por máquinas “poderosas”.


Processador Intel Core I7 3770K

O  processador Intel Core I7 3770K é, talvez,  o mais conhecido, não só apenas por ser da gigante Intel, mas também pelo seu poder de processamento, pois é superior a muitos outros.

A Intel é famosa pela criação de processadores potentes, todos com ótimo desempenho, mas por outro lado, o custo de seus hardwares é extremamente caro. O I7 3770K possui 3,5 GHz e vem acompanhado de 4 núcleos extremamente potentes. O seu clock pode chegar a 3,9GHz e seu preço, nada agradável, de R$ 1000,00.


Há pouco tempo, foi realizado um teste de overclock no qual o processador da Intel (Core I7-3770k) alcançou os seus 7.06 GHz :o. Esse teste foi feito com nitrogênio líquido, o que não vem ao caso, pois ninguém vai usar uma máquina com esse gás, além disso, se você tentar fazer um overclock, o seu computador pode superaquecer e danificar todos os hardwares.


Vamos aos testes do melhor processador

Como você viu, o processador que possui maior GHz de processamento e maior números de núcleos é o AMD FX 8350, mas será que isso o torna o melhor? Abaixo colocamos o teste realizado pelo site http://cpuboss.com. Clique na imagem para ampliar.


AMD FX 8350 vs Intel Core I7-3770K

Também colocamos as principais imagens do teste feito pelo site Anandtech, que pode ser acessado neste link: http://www.anandtech.com/bench/Product/697?vs=551. O site comparou os dois processadores nas principais tarefas do dia a dia, não deixou escapar nada, clique na imagem para ampliar:


Custo/benefício

Em relação ao custo dos hardwares, temos que levar em conta o seu desempenho e obviamente o seu preço. Não vale muito a pena pagar por um processador que ofereça bastante desempenho se este for muito caro, muito menos se você não for usar todo esse processamento.

Dá pra ver de cara como o FX 8350 é ideal para jogos e alguns programas mais leves. Apesar de perder para o I7 3770K, o FX 8350 possui um ótimo custo/benefício, ainda mais se você for um gamer.

O I7 3770K é mais para entusiastas ou pessoas que trabalham com programas de edição gráfica, por isso, na questão Custo-benefício o processador da AMD ganha.


Conclusão de tudo: O melhor processador

Levando em conta o custo-benefício, o processador da AMD (FX 8350) está mais do que de bom tamanho para qualquer tipo de atividade no seu computador, principalmente para jogos, mas se você tem bom dinheiro para torrar, então recomendamos o Core I7-3770K.

Temos que ressaltar que foi uma comparação meio injusta com o AMD FX 8350, pois é um processador que não está no nível de um I7-3770K (a melhor comparação seria com o I7-2600k), mas isso mostra o quanto que a AMD evoluiu a ponto de chegar perto com um processador de desempenho bem inferior se comparado ao top de linha da Intel.

Se você quiser ver outro teste mais justo entre processadores, dessa vez com o I7-2600K e AMD FX 8320, então confira o link: Processador AMD FX 8320 e Intel I7-2600K.Veja também outro artigo que afirma que as linhas FX 8000 da AMD são melhores do que as da Intel core I3, I5 e I7 nos jogos: AMD mostra que é melhor do que Intel. FX 8150 supera as linhas I5 e I7.

Resumindo tudo, o melhor processador em termos de desempenho foi o Core I7-3770K. Já em custo/benefício o FX 8350, mas caso queira montar um PC Gamer recomendamos a leitura dessa série: Como montar um computador de jogos.



Extraído de http://www.ynternix.com/qual-e-o-melhor-processador-amd-ou-intel/






Os computadores do futuro serão apenas um microchip ligado à internet


Por Kadu



Pesquisadores da Intel afirmam que os computadores do futuro serão apenas chips que processarão seus dados através da própria internet, sem o uso de hardwares, como placa de vídeo, memória RAM, HD  e  processador. Tudo será feito por “computação em nuvem”.


O que é “computação em nuvem”?

Computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é o processo pelo qual os seus arquivos, enviados pela internet, são processados e guardados em outros locais que podem ficar a milhares de quilômetros da sua casa. Veja o artigo que fizemos explicando sobre esta tecnologia: O que é computação em nuvem?


O que são servidores?

No momento em que você envia os seus dados e arquivos para algum site, eles viajam, através de sua rede, para servidores que ficam em algum lugar no mundo. Em seguida, seus os arquivos são processados e guardados em vários HDs protegidos por segurança máxima.

Resumindo, servidores são locais que processam e guardam todos os dados que passam pela Web e possuem todos os hardwares de um computador.


Mas… O que tem a ver os servidores com os computadores do futuro?

O chip (computador), segundo os pesquisadores, terá um tipo de código (IP) para cada usuário e servirá apenas para ter acesso à internet e aos seus dados.

Já que “os computadores do futuro” não terão nenhum tipo de hardware, o seu processamento será feito através dos servidores que realizarão todo tipo de serviço. Por isso, pesquisadores da Intel já fizeram as suas apostas neste conceito. Se ocorrer como o esperado, os próximos computadores serão muito mais baratos do que os de hoje em dia.



Extraído de http://www.ynternix.com/os-computadores-do-futuro/

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Compacto e reversível: este é o conector USB-C

Por Kadu



Recentemente, a Apple promoveu mais uma de suas pomposas apresentações. A surpresa do evento ficou para o novo MacBook, que chama atenção pela sofisticação do design externo e por sua tela de 12 polegadas com tecnologia Retina. Mas a novidade também atraiu atenções para uma característica que, logo mais, deve começar a se tornar comum: uma conexão USB-C.

Também chamado de USB Type C (USB tipo C), esse padrão foi finalizado em agosto de 2014. Ele difere do USB tradicional (tipo A) principalmente por ser reversível – o conector pode ser encaixado de qualquer lado. É o fim do “traz pra cá, vira pra lá” na hora de tentar encaixar pendrives ou cabos USB no computador.

O USB-C também é mais compacto que o USB tipo A. Suas dimensões – 8,4 milímetros de largura x 2,6 milímetros de altura – tornam a novidade parecida com as portas Micro-USB que equipam smartphones, tablets e outros dispositivos. Não é por acaso que a Apple adotou o padrão sem pestanejar: o novo MacBook tem apenas 13,1 milímetros de espessura.

A USB.org, entidade responsável pelo projeto, preparou o USB-C para trabalhar especialmente com as especificações do USB 3.1, o padrão mais atual e rápido: sua velocidade é estimada em até 10 Gb/s (gigabits por segundo). No entanto, o conector também é compatível com as implementações anteriores, isto é, o USB 3.0 e o USB 2.0 – esse último ainda é bastante popular.

Em termos de conexão, todavia, é necessário o uso de adaptadores: sem eles, você não pode conectar um dispositivo com USB tipo A em uma porta USB-C e vice-versa.

É cedo para afirmar, mas o USB-C tem grandes chances de se tornar o padrão de conexão mais popular do mercado. Isso porque, além de reversível e compacto, o conector foi desenvolvido para fornecer mais energia quando implementado em conjunto com o USB 3.1: até 100 watts. Com essa característica, um HD externo ou um monitor de vídeo, por exemplo, pode ser alimentado pelo mesmo cabo que transmite dados.

Como se não bastasse, cabos USB-C também podem ser combinados com as versões mais recentes da tecnologia DisplayPort e, assim, transmitir conteúdo em resolução 4K ou mesmo superiores.

A Apple não é a única companhia a apostar no USB-C (tampouco a primeira). Também recém-anunciado, o novo Chromebook Pixel, do Google, leva uma porta nesse padrão. Além disso, empresas como SanDisk e LaCie já possuem unidades de armazenamento baseadas no conector.

É um bom começo, não? Certamente, podemos esperar que, no decorrer do ano, o ritmo de lançamentos com USB-C se acentue.



Extraído de http://www.infowester.com/blog/usb-c/

Computadores sem cabos de energia


Por Kadu


     

No que depender da Intel, no fim de 2015 você já poderá ter computadores que não dependam de cabos para fornecimento de energia na sua sala. A empresa começará a incentivar fabricantes a fazer a transição para a energia sem fios para que finalmente, um laptop consiga funcionar sem um cabo para recarga de bateria por um período indeterminado, por exemplo.

Conforme revelado na Intel Developer Forum, em San Francisco, a expectativa da empresa é que a nova geração de processadores Intel Skylake, que deve estar em computadores a partir do final do ano que vem, seja capaz de permitir este salto.

As máquinas serão capazes de recarregarem sem o uso de cabos por meio de uma fonte emissora de energia, que poderia ser colocada em baixo da mesa, no exemplo do laptop. O padrão utilizado é o Rezence, um dos muitos que surgiram e disputaram espaço nos últimos anos.

A Intel espera que com a recarga wireless, as pessoas em uma cidade nunca estejam muito longe de um ponto de recarga, assim como acontece com hotspots de Wi-Fi em muitas localidades.

Kirk Skaugen, gerente da Intel, diz que todos os grandes vendedores de PCs já aderiram ao padrão Rezence, citando Acer, Asus, Dell e Lenovo. Capinhas para celulares permitindo a recarga sem fio também serão disponibilizados no primeiro trimestre do ano que vem, com acessórios para tablets previstos para a primeira metade do ano.



Extraído de http://olhardigital.uol.com.br/noticia/computadores-sem-cabos-de-energia-chegam-em-2015-diz-intel/44067


Criação da IBM, primeiro computador pessoal já tem 34 aninhos

Por Kadu


Há exatas três décadas, a empresa americana IBM lançou um produto considerado o primeiro computador pessoal (PC, na sigla em inglês), e deu início a uma nova era na indústria de tecnologia de consumo. Em 12 de agosto de 1981, em uma conferência de imprensa na cidade de Nova York, a empresa anunciou o IBM Personal Computer (IBM 5150), por um preço de US$ 1.565. Duas décadas antes, um computador IBM custava US$ 9 milhões, precisava de 1 km² de espaço, ar-condicionado e uma equipe de 60 pessoas para operá-lo.

 O modelo 5150 se transformou no primeiro dispositivo da era do PC, que, segundo empresas como a Apple, está morrendo por causa da popularização de dispositivos móveis como smartphones e tablets. No entanto, o PC continua sendo uma parte importante de todos os dados digitais, além de ser um importante meio de entretenimento. Apesar de ser o criador da era do PC, a IBM abandonou sua fabricação em 2005, quando decidiu vender esse setor de negócios à chinesa Lenovo e se focar somente em serviços.

"Esse computador é para todos que sempre quiseram um sistema pessoal no escritório, no campus universitário ou em casa. Nós acreditamos que sua perfomance, confiabilidade e facilidade de uso o tornam o mais avançado e acessível computador pessoal do mercado", afirmou o vice-presidente da IBM C. B. Rogers em um comunicado de imprensa no dia do lançamento. Rodando uma versão do sistema operacional Microsoft BASIC, a versão mais barata do computador vinha somente com teclado - já que ele podia usar a televisão como monitor -, sem drive de disquete e com apenas 16 kB de memória RAM.

"Em 1981, quando a IBM lançou o primeiro PC, quem acompanhava a computação pessoal viu de repente uma grande oportunidade de negócio. Bill Gates e Steve Jobs se encontram entre os pioneiros do computador pessoal que não poderiam ter faturado no começo se não fosse pelas invenções da IBM que os ajudaram a construir seus negócios", afirmou a IBM em nota.



Extraído de http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/criacao-da-ibm-primeiro-computador-pessoal-completa-30-anos,15e88a19d13ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

A corrida concorrida dos Supercomputadores: Tianhe-2 continua sendo o computador mais rápido do mundo

Por Kadu


A lista TOP500 acabou de divulgar quais são os computadores mais rápidos do mundo. Pela quinta vez consecutiva, o chinês Tianhe-2 ficou com o primeiro lugar cravando um desempenho de 33,86 petaflop/s — para entender o que é um "flop", leia o nosso artigo explicativo.

Apesar de a China segurar a coroa, o país só teve 61 computadores reconhecidos no TOP500. Os EUA mantêm mais "super PCs" figurando no ranking (233 no total), além do segundo e terceiro lugar. Já a Europa teve 141 máquinas listadas.

De acordo com o TOP500, todos os PCs combinados alcançam 363 petaflop/s — um aumento da potência gerada pela lista anterior, lançada em novembro de 2014, que marcava 309 petaflop/s.

Outros dados indicam que 98% dos sistemas usam processadores com seis ou mais núcleos, sendo que mais de 88% utilizam pelo menos oito núcleos por CPU. Acompanhe abaixo a lista formada pelo TOP 10.


1. Tianhe-2

Localizado em Guangzhou, China. Possui 3,12 milhões de núcleos que desempenham 33,86 petaflop/s.


2. Titan

Localizado no Departamento de Energia de Oak Ridge, nos EUA. Desempenha 17,59 petaflop/s.


3. Sequoia

Localizado no Departamento de Energia de Lawrence Livermore, nos EUA. Possui 1,57 milhão de núcleos de processamento.


4. K Computer

Localizado no RIKEN Advanced Institute for Computational Science, no Japão. Possui 705 mil núcleos de processamento.


5. Mira

Localizado no Laboratório Nacional de Argonne, nos EUA. Possui 786 mil núcleos IBM customizados para processamento.


6. Piz Daint

Localizado no Centro Nacional de Computação, na Suíça. Possui 116 mil núcleos Xeon e NVIDIA para processamento.


7. Shaheen II

Localizado na Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, na Arábia Saudita. Desempenha 5,53 petaflop/s — primeiro computador do Oriente Médio a figurar na lista.


8. Stampede

Localizado no Centro de Computação Avançada do Texas, nos EUA. Sistema DellPowerEdge C8220 com 462 mil núcleos Phi.


9. JUQUEEN

Localizado em Forschungszentrum Juelich, na Alemanha. Possui 459 mil núcleos IBM customizados para processamento.


10. Vulcan

Localizado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, nos EUA. Possui 393 mil núcleos IBM customizados e sistema BlueGene/Q.



Extraído de http://www.tecmundo.com.br/supercomputadores/83160-superpc-tianhe-2-continua-sendo-computador-rapido-mundo.htm

Sobre o primeiro computador, o ENIAC

Por Kadu


O mais popular dos gadgets está assoprando velhinhas hoje. Há exatos 65 anos os pesquisadores norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, revelavam ao mundo o primeiro computador eletrônico digital de larga escala, o Electronic Numerical Integrator And Computer (que em bom português quer dizer Computador e Integrador Numérico Eletrônico), ou ENIAC para os íntimos.

Desenvolvido a pedido do exército dos EUA para seu laboratório de pesquisa balística, o ENIAC era um monstrengo de 30 toneladas de peso que ocupava uma área de 180 m² de área construída. Sua produção custou nada menos do que US$ 500 mil na época, o que hoje representaria aproximadamente US$ 6 milhões e a máquina contava com um hardware com 70 mil resístores e 18 mil válvulas de vácuo que em funcionamento consumiam vorazmente 200 mil watts de energia. Já seu “sistema operacional” eram cartões perfurados que eram operados por um time de funcionárias do exército – o que de quebra as classifica como as primeiras programadoras que se tem notícia. Sua construção de iniciou em plena guerra, em 1943, e apesar de ser mostrado em 46 só foi ser ligado pela primeira vez em julho de 47.

Apesar de ter uma capacidade de operação menor do que qualquer calculadora de mão moderna, durante seus 10 anos de operação o ENIAC “realizou mais contas do que toda humanidade já havia feito em sua história”. No final de sua carreira, um concorrente com o dobro da capacidade custava o equivalente a US$ 200 mil e tinha apenas 10% de seu tamanho.

Ao sair de cena o ENIAC foi desmontado e diversas de suas peças estão em exposição pelo mundo. Os computadores ainda ficaram exclusivamente nas mãos de empresas e órgãos governamentais até o final da década de 70, quando a computação doméstica começou a dar seus primeiros passos. Mas isso é outra história.


Extraído de https://tecnoblog.net/56910/eniac-primeiro-computador-do-mundo-completa-65-anos/