Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

8 dicas para fazer um bom texto de blog

por Guilherme Pimentel em 8 de dezembro de 2015

Como qualquer outra habilidade, escrever exige treino. O talento escolhe algumas poucas pessoas e, geralmente, faz com que as outras não acreditem que possam escrever bem também. No entanto, não há segredo. A chave é ler e escrever bastante, fazer disso um hábito. Apesar de seguir algumas regrinhas diferentes, escrever na internet também exige prática. No caso dos blogs, é fundamental observar algumas dicas para fazer com que seu texto se sobressaia. Confira aqui 8 dicas para fazer um bom texto de blog!

#1 Linguagem

Quem é seu público? Como falar com ele? Se você escreve para pessoas mais jovens, lembre-se de ser mais informal na linguagem, usando referências da internet, música e cinema atuais. A internet é livre quanto a linguagem, mas é sempre bom lembrar que as regras de português devem ser mantidas. Leia sempre, isso ajuda!

#2 Título

Já leu textos do BuzzFeed? É aquele tipo de título que chama a atenção de leitores e fazem com que eles cliquem em links. Instigue a curiosidade do seu público, faça listas, enumere coisas, faça perguntas ou faça guias úteis. Também tenha uma organização clara no seu texto e comece com um início poderoso que irá prender a atenção do leitor.

#3 SEO

Nós já falamos do Search Engine Optimization aqui no blog da E-Dialog. O SEO é uma ferramenta do Google que avalia a qualidade dos seus posts e exige que você siga uma série de regulamentações para, por exemplo, melhorar o posicionamento do seu texto. Vamos supor que você queria falar sobre chocolate. Você deve pensar em um tema pelo qual as pessoas busquem no Google. Muitas pessoas devem procurar palavras como “chocolate meio amargo faz bem pra saúde?”. Cabe a você captar essa demanda de perguntas ou buscas e tratar delas em seus textos. Escolha palavras-chave e o Google faz o resto sozinho. Leia mais detalhes sobre essas regulamentações aqui.

#4 Abuse de mídias

Áudios, imagens, vídeos, gifs… o texto de internet precisa ser vivo. Voltemos ao exemplo acima. Como você vai falar de chocolate sem despejar fotos ou vídeos interessantes sobre um tema? Qual a graça em se falar de chocolate e só se deparar com texto na internet? Cuidado com os direitos autorais, no entanto, sempre cite fontes ou use bancos de imagens gratuitas.

#5 Não escreva textos muitos longos

Fazer um bom texto de blog exige que você seja sucinto, objetivo. Poucas pessoas tem paciência para ler textos grandes na internet. Uma dica que já foi dada, a de fazer listas (como este próprio texto), ajuda a quebrar o post em “pílulas”. Isso torna a leitura mais fácil, coisa que o internauta adora.

#6 Não deixe o leitor sair do seu blog

Com o tempo, você terá mais conteúdo e poderá seduzir o leitor para mantê-lo mais tempo no seu blog. Isso fará com que ele leia mais sobre o assunto e tenha mais contato com seu produto/serviço. Essa é a grande finalidade de um blog para uma empresa. Em seus textos, sempre redirecione o leitor para dentro do próprio site. Coloque links de textos que você já publicou para que ele não vá para outros lugares e te esqueça. Uma dica: se for colocar vídeos do Youtube, não coloque o link. Dessa forma, o internauta sai da sua página. Incorpore os links para que o vídeo fique dentro do post.

Embaixo do player do vídeo, clique em compartilhar > incorporar. Copie o endereço que aparece e cole no texto em HTML do seu blog. Pronto!

#7 Seja original


Básico, mas sempre bom lembrar que seu conteúdo deve ser original. Basear o texto em outro é normal, mas não copie linha por linha. Cite fontes, inspirações. Dê crédito ao trabalho dos outros!

#8 Atenção ao que está bombando

De nada adianta fazer um bom texto de blog se ninguém estiver lendo. Além das estratégias citadas, tente sempre linkar seu post a um assunto que esteja em voga. Celebridades, filmes, novelas, fatos que ganharam repercussão… tudo isso vai ajudar seu texto a ser mais instigante e relevante para os leitores.



Extraído de http://www.edialog.com.br/listas/8-dicas-para-fazer-um-bom-texto-de-blog/

Observatório da Imprensa entrevista o sociólogo Zygmunt Bauman

Entrevista com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês.

Por Alberto Dines em 16/10/2015



Zygmunt Bauman
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em entrevista especial para o Observatório da Imprensa, confessou: “o que aprendi com o Google é que nunca saberei o que eu deveria saber”. Uma crítica explícita ao nosso sistema fragmentado de absorção de informações. Para ele, “o Google tem a maior biblioteca do mundo. Mas não é a maior biblioteca de livros, é a maior biblioteca de trechos, de citações, de partes e pedaços desconectados”. O autor de 35 livros publicados no Brasil ao longo de 26 anos, em sua rápida passagem no Rio de Janeiro, conversou com o apresentador Alberto Dines sobre filosofia, comunicação e sobretudo humanismo. Ele se apresenta como sociólogo mas afirma que parou de escrever há 25 anos para outros sociólogos, o que lhe interessa são os problemas das pessoas comuns e fica feliz ao dizer que com isto eliminou os intermediários.

O criador do conceito de liquidez aborda também questões da Europa e do Brasil. Ele se mostrou surpreso com os avanços sociais, apesar dos problemas que enfrentamos e declarou “representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, apenas o Brasil até agora.”

Aos 89 anos, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman elogiou o chamado ‘milagre brasileiro’ no combate à desigualdade social nos últimos anos. Em entrevista ao jornalista Alberto Dines, no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, o intelectual disse acreditar que o País está no caminho certo, mas os desafios ainda são enormes neste “milagre inacabado”.

“Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso, mas também agora algumas deficiências estão vindo à tona”.

Autor de 35 livros, Bauman esteve no Brasil no mês passado. O autor vem tratando de temas da atualidade em seus trabalhos mais recentes. Em Amor Líquido, o sociólogo debate as relações cada vez mais ‘liquefeitas’, vinculadas a uma série de elementos tecnológicos, os quais levam a sociedade cada vez mais a um senso de que “nada é feito para durar”.

“A maioria das pessoas que usam computadores tentar criar para si uma zona de conforto, como uma câmara de eco, ou um corredor de espelhos, no qual a única coisa que você vê é a si mesmo. É algo que você não pode criar na rua. É simples, é só você parar de visitar sites que você não gosta. Na rua você não pode escapar do que não gosta”.

Além disso, Bauman analisou que a humanidade vem perdendo a capacidade de concentração, o que torna tudo transitório e pouco atrativo. Parte do problema repousa no excesso de informação, algo que nem sempre deixa a pessoa mais inteligente ou sábia. Outro desafio é a abordagem levada, por exemplo, pelo setor educacional a alunos cada vez mais dispersos.

“A habilidade de focar está muito difícil, está desaparecendo, e requer paciência e atenção. Nosso obstáculo é o excesso de informação”.

Apesar das dificuldades do presente, Bauman prefere não fazer previsões para o futuro, embora tente seguir um mantra pessoal: “Sou um pessimista no curto prazo e um otimista no longo prazo”.

Extraído de http://www.brasilpost.com.br/2015/10/16/zygmunt-bauman-brasil_n_8314576.html
Extraído de http://observatoriodaimprensa.com.br/oitv/entrevista-com-zygmunt-bauman/


Como escrever bons textos para atrair leitores em sites e blogs?




Veja algumas dicas úteis para escrever bons textos para sites e blogs e atrair visitas e leitores para seu site. Dicas simples e aplicáveis a todos os casos. Leia e confira.

Web Witer é literalmente, escrever para a web. A princípio não há nada de diferente entre escrever para a web ou para qualquer outro meio, afinal, o domínio da língua escrita deve ser apreciado em qualquer meio e mesmo na internet, aplica-se as mesmas normas do idioma usado para tal escrita.


 As particularidades da web

Como todo meio, a web tem suas particularidades e isto precisa ser levado em conta na redação de um texto para a web. Algumas dessas particularidades são:

A leitura na web não é densa, ou seja, normalmente as pessoas passam o olho no texto em busca de palavras-chave e quando encontram acabam concentrando a leitura ali.

A leitura na tela do computador não é agradável como em um livro impresso ou em uma revista.

Na web há muitas opções para dispersar a leitura.

Nem sempre os criadores dos websites se preocupam com a tipologia, cores do texto e do fundo da tela, opções de tamanhos de letras, entre outros. O resultado as vezes é um site que não proporciona um conforto na leitura.

Entre outros.


Como escrever para a web

Conhecendo as dificuldades de manter um leitor para o seu texto na web, sugiro algumas dicas que poderão ajudar o web writer a desenvolver melhor seu texto.

Escreva textos curtos e quando não for possível tente quebrar em tópicos. Quebrar o texto em tópicos é uma das estratégias mais comuns em blogs e consiste em dividir o texto em várias partes, tornando-o menos denso. Veja este exemplo no artigo sobre os tipos de conhecimentos.

Tente escrever parágrafos mais curtos. Isto proporcionará maior conforto ao leitor e estimulará a leitura inteira do parágrafo.

Use listas como forma de explicar algo, relacionar ou classificar. O conceito de listas é importantíssimo para a clareza de muitos textos. Em blogs é um recurso poderoso. Veja este exemplo no artigo sobre os tipos de faculdades e universidades.

Embora não seja trabalho do web writer, o texto deverá ficar em uma coluna mais estreita, nunca ocupando todo o espaço da tela. (Veja o exemplo dos jornais impressos).

Se necessário, use imagens, vídeos e outros recursos visuais para complementar seu texto.

Use links externos ou internos para citações, exemplos e referências mais completas. Alguns web writers abusam do uso de links, outros ignoram; creio que o ideal seria usar poucos links, porém, relevantes.


Fonte: http://www.luis.blog.br/como-escrever-bons-textos-para-atrair-leitores-em-sites-e-blogs.aspx